Produções literárias, jornalísticas e acadêmicas

No ano de 1974, acompanhado dos irmãos Paulo e André Monteiro Martins, amigos até hoje, e de Eduardo Victoria, fiz minha primeira viagem de bicicleta. Pedalamos até a represa do Jaguari, o que deve ter somado de 45 a 50km rodados em bicicletas dos anos 70, sem marcha, nem freio a disco. Foi uma epopéia que me inspirou a escrever, aos doze anos de idade, um relato da aventura. O texto terminava com um emotivo elogio à amizade, que depois de lido por terceiros me encheu de vergonha, só então percebi como meu texto expunha meus sentimentos, um ônus da literatura que só descobri depois de ouvir a primeira crítica, ainda que elogiosa. Esse texto devo tê-lo perdido numa mudança, ou mais provável, desprezado num dia de faxina.

Desse exercício literário infantil restou uma semente, que vez por outra me restaura esse desejo de lidar com palavras pra contar ou recontar sonhos, aventuras, histórias, fantasias ou lamentos. Durante muito tempo tive por hábito escrever cartas, endereçada a parentes e amigos, esse hábito a tecnologia me roubou. Com certa frequência redijo diários de viagem, somadas as fotos tornam-se uma memória muito mais resiliente que a minha.

Como resultado de uma viagem pelo itinerário de Saint-Hilaire pelo Vale do Paraíba, em 1998 publiquei "1822, um botânico europeu em viagem pelo Vale do Paraíba", romance histórico baseado nos relatos do viajante oitocentista na última etapa de sua longa peregrinação de 6 anos herborizando por terras brasileiras. Nessa obra procurei focar a paisagem valeparaibana e os acontecimentos que precederam à independência do Brasil. A redação também exerci no jornalismo, reportando aventuras para o caderno de turismo do Correio Popular de Campinas, em colaborações esporádicas sobre meio ambiente no Valeparaibano e sobre arte para o sítio superbairro.com.br.

Sob o rigor da metodologia científica produzi também uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, além de artigos científicos associados a essas pesquisas e em colaboração com outros pesquisadores.

Nessa seção disponibilizo textos ordenados em "crônicas", "jornalisticos" e "acadêmicos", alguns acompanhados de fotos, outros de vídeo.

Boa leitura!