Breve Biografia

Meu primeiro contato com a fotografia foi em 1972, aos 10 anos de idade, aprendendo a revelar e ampliar no laboratório amador do primo Marco Aurélio Pimenta, em São Paulo. A paixão despertada pela fotografia ficou, no entanto, adormecida por alguns anos. Em 1989 participei de um curso de fotojornalismo e a partir desse curso fui convidado a trabalhar como repórter fotográfico no principal jornal diário de São José dos Campos. Após essa primeira experiência trabalhei no estúdio Supra Color (SJCampos), jornal Folha Vale (caderno regional da Folha de São Paulo), Diário do Grande ABC (Santo André/SP), Agência Estado, Rede Anhangüera de Comunicacão (jornais Correio Popular e Diário do Povo, Campinas). Nos últimos anos tenho voltado minhas lentes para meu tema preferido: a paisagem.

Além da Fotografia graduei-me Bacharel em Geografia e obtive o título de Mestre em Geografia. Como geógrafo participei de projetos na área de educação ambiental, recursos hídricos e conservação ambiental.

Sou autor do livro “1822, um botânico europeu em viagem pelo Vale do Paraíba”, romance de reconstituição de época que narra a passagem do botânico francês Auguste de Saint-Hilaire pelo Vale do Paraíba no ano de 1822. Por essa obra recebi o Prêmio Cultural “Eugênia Sereno” do Instituto de Estudos Valeparaibanos (1998).

 

Exposições

2014
Coletiva na Galeria Mirian Badaró, Inauguração de endereço novo da galeria: rua Eng. Fernando Mattos 124, Centro, Taubaté/SP, 19 de setembro.
“Pequenas Obras Grandes Artistas”, Over Galeria, SJCampos/SP, 11 a 18 de julho.

2013
"Cenário da Existência", individual no Galeria Helena Calil, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos, outubro.
“Canudos e o Sertão Baiano”, individual no Ateliê De Etser, São José dos Campos/SP, junho/julho.
Individual no projeto Olhar & Arte da Escola Monteiro Lobato, São José dos Campos/SP, novembro/2012 a fevereiro/2013.

2012
"Manti Queira Bem", individual no restaurante ChefVivi, São Paulo/SP, julho/outubro.

2011
"Olhar São Paulo” a metrópole na visão dos repórteres fotográficos da ARFOC, coletiva promovida pela Associação dos Repórteres Fotográficos no Estado de São Paulo no metrô de São Paulo/SP: Estação Brás, outubro; Estação Clínicas, novembro; Estação Sé, dezembro.
"Arte e Cultura no Vale do Paraíba", coletiva com curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Governo do Estado de São Paulo, Palácio Boa Vista, Campos do Jordão/SP, outubro/2011 a março/2012.
"Arte e Palavra", coletiva com curadoria de Oscar D'Ambrosio na Galeria 3058A, São Paulo/SP, setembro/outubro.
“Fotografia Contemporânea do Vale”, coletiva com curadoria de Rosely Nakagawa na Galeria Mirian Badaró, Taubaté/SP, abril/maio.

2009
“Fotodez”, coletiva com curadoria de Oscar D’Ambrosio na Galeria Garcia Arte, Pinheiros, São Paulo, dezembro/2009 a janeiro/2010.
“Olhar São Paulo”, coletiva promovida pela ARFOC no Bourbon Convention Ibirapuera, São Paulo, setembro/dezembro.
“Centenário de Euclides da Cunha”, coletiva na Galeria Garcia Arte, com curadoria de Oscar D’Ambrosio, São Paulo/SP, agosto/setembro.

2008
“Projeto Arte e Vida”, coletiva com curadoria de George Gütlich no IOV, SJCampos/SP, de setembroanovembro/2008 e individual de janeiro a março/2009.
“Projeto Guimarães Rosa faz 100 anos - O Filosófico Sertão Universal”, coletiva com curadoria de Oscar D'Ambrosio na Brazil Gallery, São Paulo/SP, junho/julho.
“Parceiros”, coletiva no CenterVale Shopping, SJCampos/SP, abril/maio.
"Araucária", individual no Restaurante Le Bistrô,Quiririm, Taubaté/SP, março.

2007
“Cenário da Existência”, individual na Aliança Francesa de SJCampos/SP, abril/maio.

2006
“Fotojornalismo” - coletiva dos fotojornalistas da RAC no Campinas Shopping, fevereiro/março.

2003
“Panorama”, coletiva de fotógrafos no ICBEU-SJCampos/SP, setembro.

2002
“Photographies sur le Football Brésilien”, coletiva, FNAC Montparnasse, Paris, França, abril.

2000/1
“Pedra da Mina, 2797” - ponto culminante da Serra da Mantiqueira, individual: Center Vale Shopping, SJCampos/SP, setembro de 2000; Queluz, junho de 2001; Wolner, São Paulo/SP setembro de 2001.

1998
“Rio Paraíba do Sul, da nascente à foz”, individual, SJCampos/SP, de março a abril.

1997
“Meio Ambiente”, individual na Casa de Vidro da Fundação Cultural José Maria Abreu, Jacareí/SP, julho.
“Parques Nacionais”, individual no SESC/SJCampos/SP, abril.

1996
“Mostra de Artes Visuais SESC 50 anos”, coletiva no SESC-SJCampos/SP, setembro.

1992
“Meio Ambiente”, individual na galeria Arte & Uso, SJCampos/SP, julho.